sábado, 18 de dezembro de 2010

O Ano Litúrgico e o Tempo do Advento

Ano Litúrgico
O Ano Litúrgico é o calendário religioso da Igreja Católica. Ele também dura doze meses como o ano civil, mas não está dividido em meses e sim em cinco tempo litúrgicos: Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e Comum. Esses tempos, de duração desigual, celebram a vida de Jesus, desde a sua encarnação no seio de Maria, passando pelo seu nascimento, paixão, morte, ressurreição, até a sua ascensão. Ao longo desses tempos a Igreja rememora e celebra todos aspectos essencias da vida de Jesus.

                                                   Advento
O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.
As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.
                                 
                                          
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário