domingo, 8 de janeiro de 2012

A corrupção na vivência cotidiana

Na idade moderna o filósofo Kant ensinava: “Faça com que sua ação seja uma norma universal de conduta”. As atitudes do ser humano são responsáveis pelo comportamento das pessoas em todos os lugares do planeta. Atualmente nos deparamos com valores negativos disseminados por muitas pessoas de todas as classes sociais e das profissões mais diversas em todos os âmbitos de convivência. Sendo assim acontecem atos de corrupções corriqueiras até as maiores falcatruas anunciadas nos telejornais todos os dias do ano, e a maioria são de corrupção na política.
Algumas pessoas denunciam os políticos corruptos, mas tem atitudes corruptas em seu cotidiano: como furar filas em bancos, receber trocos indevidos, cometer infrações de trânsito, chegar atrasado ou faltar em serviço público (aproveitando da estabilidade), tirar proveito da amizade com políticos e poderosos, etc. Algumas pessoas não percebem, mas cometem atos de corrupção cotidianamente. No entanto muitos indivíduos não aprenderam como agir corretamente em sua infância.
A família é a grande transmissora de valores positivos, pois os pais devem ensinar aos filhos desde pequenos a se comportar nos vários ambientes de convivência humana. No entanto alguns pais são permissivos e não transmitem limites para os filhos e os mesmos se comportam de maneira inadequadamente em vários lugares. A respeito Reale e Antiseri afirmam: “A sabedoria consiste em dirigir bem a vida do homem, ou seja, em deliberar de modo correto acerca daquilo que é bem ou mal para o homem.” Diante desse pensamento a instituição familiar é detentora do poder de ensinar aos filhos o modo correto de agir em sociedade.
A transmissão de valores positivos e regras acontecem principalmente através do exemplo. A escola também tem um papel fundamental na transmissão de valores, mas sofre muitas vezes com o mau exemplo dos familiares dos alunos. A instituição escolar deve ser uma extensão da casa da criança, pois o tempo de permanência da criança na instituição escolar é mínimo em relação ao da sua casa. Atualmente alguns pais relegam a tarefa da transmissão de valores para a escola, mas a mesma isoladamente não consegue cumprir com esse papel, que é primeiramente dos familiares. Através da união da escola, da família e da igreja as crianças interiorizam valores mais sólidos para conviverem em sociedade e contribuir de maneira positiva para a construção de um Brasil e de um mundo mais harmônico.

       Reflita: “Os valores positivos são transmitidos cotidianamente através do exemplo.”.
Sirlene Aliane

Referência bibliográfica:

REALE, Giovani; ANTISERI, Dario. História da filosofia – Antiguidade e Idade Média. São Paulo: Paulinas, 2010.

Abração a todos os leitores!


Professora de Sociologia e Metodologia na Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores Aprendiz em Barbacena-MG, professora de Filosofia e coordenadora do Garra Vestibulares em Dores de Campos - MG e diretora da Escola Municipal Randolfo Teixeira em Dores de Campos – MG.

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