domingo, 8 de janeiro de 2012

O tempo e a existência humana

No final de cada ano os canais de televisão fazem uma retrospectiva do ano que está terminando: as tragédias ambientais (enchentes, terremotos e redemoinhos), a pacificação de favelas tomadas pelo tráfico, à posse da presidenta Dilma no Brasil e a sucessiva caída dos ministros, os lances do futebol brasileiro e do mundo, entre outros. Um ano no mundo representa uma grande quantidade de notícias que foram transmitidas pelos meios de comunicação em todo o planeta. Infelizmente o negativo é mais evidenciado, pois o ser humano é ávido por esses assuntos, é uma curiosidade mórbida que toma conta de muitas pessoas e as transforma em seres negativos e sem esperança em um mundo melhor.
No entanto na vida de cada pessoa acontecem as mais diversas alegrias e dramas pessoais. Os mais otimistas fazem um balanço positivo do decorrer da existência, mas a maioria tem um retrato obscuro da vida que passa rapidamente. Sabe-se que existem tempos de alegria e outros de mais tristeza. Quando uns agradecem as graças acontecidas durante o ano, outros choram os momentos dolorosos. Nem os mais ricos e poderosos vivem somente momentos felizes nessa existência terrena, pois todos têm os seus problemas cotidianos e existenciais. A ilusão de uma vida plena aqui na terra é somente um sonho de criança, mas algumas vivem problemas de adulto em sua época infantil. Infelizmente, pois a infância deveria ser somente tempo de alegria.
A crença em uma religião determinada é a única maneira de suportar os pesares aqui na terra e ter esperanças em dias melhores. A cada início de ano as pessoas pedem mais paz e união no mundo, pois ter esperança é uma dádiva concedida pela fé humana. Através da oração muitas pessoas são curadas e transformadas em pessoas melhores. A certeza da existência de um Deus diminui a onipotência humana e sua arrogância. Mesmo com o dinheiro e poder as pessoas podem ser solidários com o outro, e perceber-se como um ser menor diante das tragédias, das doenças e da morte.
A cada ano que se inicia, muitas pessoas renovam suas forças e transformam seus sentimentos, pois é uma nova caminhada na vida de cada um. Muitas pessoas determinam metas para cumprir nesse novo tempo que se delineia no horizonte humano. A presença de Deus é essencial nesse transcorrer da existência, pois muitos obstáculos surgirão para a concretização das metas e somente através da fé, o ser humano consegue vislumbrar um caminho na escuridão dos problemas. Diante de sua pequenez o ser humano necessita de um ser superior que o fortaleça nas dificuldades e opressões. Gostaria de ressaltar que cada ser humano encontra alento em uma religião e o que realmente importa, é sentir amparado pela mão divina.

Reflita: “A esperança é um sentimento essencial para a sobrevivência humana na terra.”.
Sirlene Aliane

Feliz 2012 a todos os leitores!


Professora de Sociologia e Metodologia na Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores Aprendiz em Barbacena-MG, professora de Filosofia e coordenadora do Garra Vestibulares em Dores de Campos - MG e diretora da Escola Municipal Randolfo Teixeira em Dores de Campos – MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário